segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Efeitos e Benefícios Psicológicos da Actividade Física (PARTE II)

De um modo geral, a prática regular da actividade física, além dos benefícios para a saúde física, ajuda a libertar os tais efeitos stressores causados pelo quotidiano e melhora o bem-estar psicológico.

Sabe-se hoje que a prática de uma simples actividade física aumenta: o rendimento académico, a confiança, a capacidade para lidar com as emoções e o auto-controlo, capacidade de raciocínio, memória, percepção, bem-estar, satisfação sexual e eficiência profissional; e diminui: absentismo, abuso de substâncias, irritabilidade e ansiedade, depressão e enxaquecas.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, os benefícios psicológicos de estar activamente envolvido em programas de actividade são os seguintes:
a) redução no estado de ansiedade;
b) redução do nível de depressão ligeira ou moderada ou complemento para o tratamento profissional da depressão severa;
c) o reduções de neuroticismo e ansiedade;
d) redução dos níveis de stress;
e) efeitos emocionais benéficos, em todas as idades e em ambos os sexos.

Assim conclui-se que os benefícios psicológicos da prática de actividade física parecem ser inquestionáveis, dado o impacto positivo sobre as agressões diárias, bem como aspectos relacionados com a auto-estima, a imagem corporal, o funcionamento cognitivo e auto-confiança.
No que aos jovens diz respeito, as actividades físicas em grupo permitem desenvolvimento de capacidades para trabalhar em conjunto com outras pessoas, de hierarquias diferentes (treinador) e idênticas (outros colegas), onde, juntamente com o papel da família e da escola, vai ajudar o jovem a desvincular-se definitivamente do egocentrismo que é a infância, essencial sobreviver à adolescência.

Efeitos e Benefícios Psicológicos da Actividade Física (PARTE I)

Recentemente tem-se vindo a verificar um crescimento significativo do número de pessoas que, de uma forma ou de outra, praticam uma actividade física. Desde o jogging ao yoga, do karaté ao skate, do futsal ao rugby, passando pelos ginásios, as pessoas procuram forma de melhorar o bem-estar físico e psicológico.

Estudos revelados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) estimam que para 2050, cerca de 50% da população mundial padeceu de uma perturbação mental (stress, depressão, desordens psíquicas, são termos que nos acostumamos a ouvir…). São as exigências quotidianas as causadoras destas patologias, e de forma a compensar estas fontes geradoras de conflito, as pessoas reconhecem a importância da prática de desporto.

Quando questionadas, as pessoas referem as seguintes razões pelas quais se entregam à prática de exercício e actividade física: que o fazem porque se sentem bem, porque as faz sentir melhor ou porque as ajuda a combater o stress do dia-a-dia.

Papel do Psicólogo em contextos desportivos

O psicólogo do desporto existe a partir da altura em que existe um agente desportivo (atleta, dirigente, treinador, árbitro ou organizações desportivas) uma vontade melhorar o seu actual valor.

Desta forma, o psicólogo do desporto possibilita formação no domínio das competências psicológicas, por forma a ajudá-los a atingir os seus objectivos, sejam eles a optimização do rendimento, uma vida mais saudável ou o divertimento e satisfação provenientes da participação na actividade física.

O papel do psicólogo em contexto desportivo insere-se desde o contexto da formação e ensino, passando pela investigação, até á área da consultoria em psicologia do desporto, mais focada no apoio a um agente desportivo, visando o desenvolvimento de competências psicológicas para a optimização do treino, das competências técnicas, psicológicas e do rendimento desportivo.

O que vai influenciar a utilidade do psicólogo do desporto, para além da competência deste, é a abertura à experiencia, a capacidade de insight (capacidade introspectiva do indivíduo), brainstorming (capacidade deste para pensar em situações/assuntos).

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Psicologia e desporto...

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão, etc.) e o comportamento humano.

Entre outras actuações, esta ciência permite ao profissional da área, a explicação dos mecanismos envolvidos em determinados comportamentos, assim como preveni-los e modifica-los.

A psicologia é uma ciência considerada tanto das áreas humanas como das sociais, que estuda questões ligadas:
- à personalidade;
- à aprendizagem;
- à motivação;
- à memória;
- à inteligência;
- ao funcionamento do sistema nervoso;
- à comunicação interpessoal;
- ao desenvolvimento;
- ao comportamento sexual;
- à agressividade;
- ao comportamento em grupo;
- ao sono e ao sonho;
- ao prazer e à dor;

Cabe ao psicólogo do desporto tornar o atleta melhor, e isso passa por um óptimo funcionamento em qualquer uma destas áreas.